• Dê 0,5% do seu IRS para dar a volta a isto!
  • Crise na Ucrânia | Apelo Humanitário

Apoio social

Projeto Ombro Amigo instituído desde o início do nosso movimento (1992) visa contribuir para melhorar a qualidade de vida dos séniores institucionalizados em lares e centros de dia do concelho de Barcelos. Com a dinamização de visitas levadas a cabo pelo corpo de voluntariado desta instituição a outras estruturas, levando a efeito a execução de atividades de convívio e de cariz lúdicas e educativas.

Nº de beneficiários (cerca de 90)

Desde 2007, o Projeto ASDI (Apoio Social a Doentes e Idosos) dirige a sua ação para o apoio social a doentes e idosos a viver no seu domicílio, dependentes de terceiros, sem retaguarda familiar e/ou situação de isolamento social. Efetiva-se no terreno através de visitas diárias ao domicílio, constituídas por uma equipa multidisciplinar de voluntários, liderada por uma enfermeira. Em situações de insuficiência financeira é fornecido um reforço mensal de mercearia.
Acompanhamos cerca de 60 utentes e suas famílias.

Nº de beneficiários: 64 

O Projeto Bebé Feliz, ativo desde 2008, disponibiliza um acompanhamento biopsicossocial, desde a gestação até aos 2 anos de idade da criança em contexto de carência económica e/ou famílias destruturadas. O projeto contempla um Banco de Bens Infantis (enxoval e produtos desgastáveis), um Gabinete de Apoio Social, um Gabinete de Psicologia e Ateliês Lúdico-Pedagógicos que em articulação visam promover a saúde e bem-estar da criança.

Nº de beneficiários: 110 bebés e crianças até aos 2 anos / 135 indiretos (irmãos mais velhos)

O Projeto Com/sigo – Banco de Ajudas Técnicas, disponibiliza desde 2009 um vasto leque de produtos e equipamentos facilitadores de mobilidade e conforto, em regime de aluguer a preços meramente simbólicos, direcionada a servir a população com mais dificuldades financeiras. Possuímos camas articuladas, canadianas, andarilhos, cadeiras de rodas,…

Nº de beneficiários: 189 processos

O Projeto Gestos de Amor é constituído por um grupo de voluntárias que desde 2010, reúnem semanalmente e que produzem peças manuais e exclusivas, cujas vendas revertem em 100% a favor da Delegação de Barcelos da Cruz Vermelha Portuguesa.

Nº de voluntárias: 10

A abertura da Loja Solidária “Galinho Social”, em 2012, foi consequência de a nossa Instituição receber donativos de toda a espécie (loiças, olarias, cintos, etc.) que não eram adaptados às necessidades e carências apresentadas pela nossa população alvo. Não sendo possíveis de distribuir fazia todo o sentido utilizá-los de forma correta e transformá-los em donativos monetários aplicados à compra de bens essenciais aos nossos beneficiários (ex. fraldas, papas, toalhetes).

A logística e funcionamento da loja cabe às voluntárias.

O Projeto Maria, Mulher & Mãe visa ajudar um grupo de mulheres/mães, em situação de carência económica e que apresentam défice em áreas de gestão da vida familiar. Tem como objetivo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Em funcionamento desde 2013, os ateliês de costura, culinária e trabalhos manuais, são orientados por um grupo de voluntárias que dão formação a estas beneficiárias.

O projeto acompanha 32 mulheres.

Projeto Conta + Connosco destina-se a uma população que apresenta carência económica e/ou insuficiência financeira. Implementado desde 2014, tem como objetivo reduzir os estados de pobreza/acesso a bens e serviços essenciais (moveis, vestuário, calçado) e minimizar carências alimentares (entrega de mercearia).

Nº de beneficiários: 38 famílias

As Oficinas de Reinserção do Saber e Ser encontram-se ativas desde 2008, surgindo no âmbito do Programa de Respostas Integradas, para o Eixo de Reinserção, co - financiado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. O projeto destina-se a pessoas que apresentam problemas ligados ao álcool e outras substâncias psicoativas do concelho de Barcelos e suas famílias. Encontram-se em processo de reintegração social de 120 utentes.

O Projeto - Faz Parte, iniciado em 2013, tem como missão promover uma cultura e prática do voluntariado junto dos jovens, fazendo-os sentir parte ativa de uma sociedade mais justa e igualitária. Porque depois da família a escola é a mais importante instituição socializadora, trabalhando com crescente ênfase na formação de valores, realizamos ações em parcerias com escolas de ensino superior e secundário e associações locais.

O Voluntariado Intergeracional (Voluntariado Jovem e Voluntariado Sénior) conta já com mais de 120 voluntários (Voluntários Diários + Voluntários Pontuais) que auxiliam na implementação dos projetos levados a cabo ao longo do ano, bem como na colaboração relativa às várias campanhas que decorrem pontualmente.


Partilhar
Powered by jms multisite for joomla